Ações necessárias para a sua farmácia vender mais.

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Ações necessárias para a sua farmácia vender mais.

 

Em determinados momentos, é comum que as farmácias sofram com a queda nas vendas, muitas vezes ocasionadas pela baixa temporada, oscilação do mercado e outros fatores que acabam por atingir o comércio de um modo geral.

Mas, nesses momentos, alguns empresários acreditam que os baixos números e as poucas saídas das lojas acontecem, somente, pelos preços mais altos ou a falta de investimento em campanhas e promoções. No entanto, existem diversos outros fatores capazes de influenciar de forma direta as vendas de uma farmácia.

Priorize o bom atendimento na farmácia

Quando um cliente se sentir insatisfeito dentro da sua loja, por algo que tenha o atrapalhado durante uma compra, dificilmente ele voltará ou indicará a sua farmácia. E isso será refletido diretamente nas vendas.

Um atendimento de qualidade deve ser requisito básico para todo tipo de negócio. Por isso, contratar pessoas despreparadas, que não possuem as habilidades necessárias para o cargo ou que não compreendem os valores da sua empresa, certamente ocasionará em prejuízos para a farmácia.

Funcionários infelizes também não realizarão um bom trabalho. Quando a remuneração está fora dos padrões e o ambiente não é agradável, o seu colaborador transmite isso. E você sente através da rentabilidade de cada um que os investimentos, desta forma, não trarão retorno. Por isso, é preciso investir nos colaboradores e orientá-los com cuidado, para que eles lidem com o seu negócio exatamente como você faria.

O que a sua farmácia oferece para se destacar das demais?

Você, alguma vez, já se fez essa pergunta?
Comodidade e conforto são itens que agradam e ajudam a fidelizar a escolha dos clientes pela sua loja.
Oferecer um atendimento diferenciado, que ajuda na comunicação entre farmácia e cliente, certamente fará com que a empresa tenha uma boa reputação e clientes mais satisfeitos.

Apresente soluções simples, que envolvam a agilidade no atendimento, a oferta dos medicamentos procurados, facilidades na obtenção de descontos por meio de convênios e outros métodos que sejam benéficos para o seu cliente e para a sua farmácia.

A organização externa da sua farmácia diz muito sobre a gestão interna

Em diversas regiões do Brasil é possível comercializar produtos de bomboniere em farmácias e, na intenção de vender mais, alguns gestores acabam afastando os clientes. O foco da sua farmácia deve ser o varejo farmacêutico e não fazer da sua loja uma mercearia.
O mesmo vale para os gestores que apostam parte do investimento nos dermocosméticos, que são normalmente importados, caros e fazem parte de um outro nicho, que é o da perfumaria.

Em ambas as situações é preciso ter cautela e um bom planejamento. É preciso entender quem é o seu público e se esta é a melhor maneira de expor a sua empresa no mercado. Lembre-se que o objetivo é melhorar as vendas, e isso só será possível atraindo o público, não afastando.

A falta de produtos pode ser um fator decisivo na queda das vendas

Rombos gigantescos podem ser causados a partir da falta de mercadoria na sua farmácia. Não importa o tamanho e nem o tempo de mercado.
Um bom gestor é aquele que fiscaliza cada setor, com o objetivo de prever certos problemas, pra então evitá-los.

Os produtos dispostos nas gôndolas da farmácia devem estar sempre dentro do prazo de validade e limpos. Seções vazias são traduzidas pelos clientes como algo ruim, causando sempre uma má impressão.
O deficit de estoque é extremamente prejudicial para as vendas da farmácia.

Neste contexto, o cliente é afetado por não encontrar o que precisa e, assim, entende-se que ele procurará o produto em outro lugar. A farmácia é atingida, também, pelo desperdício de investimento, que não será suprido pela demanda de compra dos clientes. E o que antes era só falta de planejamento, agora se transforma em uma bola de neve.

Em outro post, falamos sobre a importância de uma gestão de estoque eficiente. Clique AQUI para ler.

Como você pôde ver, a queda das vendas está em ações que muitas vezes o gestor não percebe tão facilmente.
É preciso dedicação para conhecimento de mercado e, também, entender quais são os mecanismos que podem auxiliar no dia a dia da administração de uma farmácia.

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