Como melhorar a gestão de equipes em farmácias

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Como melhorar a gestão de equipes em farmácias

Empresas voltadas para o segmento da saúde estão sempre em expansão, mesmo em períodos de crise, onde a economia está se desenvolvendo menos do que o esperado. E, também por isso, as pessoas estão mais exigentes, basta conversar com cada cliente a cada nova visita.
Este é um dos contextos onde a equipe de uma farmácia exerce um papel fundamental para o bom desempenho das vendas da empresa. E é aí que entra a necessidade de uma gestão de pessoas inteligente.

O início de uma boa prática de gestão começa quando treinamentos são oferecidos aos colaboradores, não apenas para que eles entendam sobre o funcionamento de uma farmácia, mas também para que o atendimento humanizado seja colocado em prática e cada cliente seja recebido de maneira personalizada.

Em conjunto com essas ações oferecidas pela empresa, abra espaço para que eles mesmos tragam novas ideias de aprendizado em grupo. Dessa forma, o gestor motivará também o interesse pelo convívio dentro da empresa e fará com que a equipe se sinta parte do crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

Mas, para isso, é fundamental que a escolha na hora de formar a equipe seja certeira. O recrutamento de funcionários é um momento importante para que você verifique se o profissional em avaliação tem interesse real em aprender.
Somente assim esse colaborador irá dedicar tempo para obter conhecimento e aplicá-lo com qualidade através das atividades desenvolvidas dentro da farmácia.

Depois desse processo, o gestor deve saber avaliar as habilidades de cada um e aprender a delegar funções.
Por mais que o responsável pela administração total da farmácia seja um profissional dedicado e que entenda bastante de cada setor, é preciso que ele saiba a importância de incluir os colaboradores nas atividades praticadas e decisões a serem tomadas.
Quando isso não acontece, a equipe tende a se sentir desmotivada, vendo que todo o processo de aprendizagem e conhecimento não estão sendo aplicados no dia a dia.

Por isso, gestor, tente não centralizar todas as atividades em si.

Depois, desenvolva metas, que podem ser de vendas ou atendimento, para que você avalie melhor e consiga mensurar como cada colaborador está se desenvolvendo.
Faça isso aos poucos, com cuidado e sem exageros. Deixe que cada um desenvolva a própria capacidade, para que isso traga resultados realmente satisfatórios para a empresa.

Além disso, pense que ninguém faz nada sozinho e, sendo assim, você pode buscar por mecanismos e soluções que sejam úteis para uma gestão mais eficiente e, também, para que a equipe tenha uma base de apoio, com dados e informações necessárias no dia a dia do trabalho.

A sua equipe é formada por pessoas que precisam ser gerenciadas com sabedoria, principalmente para que todos os esforços sejam traduzidos em resultados satisfatórios, tanto para eles quanto para você!

 

 

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