Administre o estoque da sua farmácia com eficiência

Descubra quais são as principais vantagens de utilizar softwares para farmácia
20 de abril de 2017
Ações necessárias para a sua farmácia vender mais.
25 de abril de 2017
Exibir Tudo

Antes de procurar saber como administrar o estoque da sua farmácia, é preciso que primeiro você entenda a necessidade dessa gestão.
Farmácias são empresas que trabalham com produtos perecíveis e, na maioria das vezes, com curtos prazos de validade.

Uma gestão ineficiente pode causar grandes prejuízos, principalmente quando o assunto é o estoque de uma farmácia que, sem organização, facilmente pode sofrer com o deficit ou o excesso  de produtos que serão descartados por inutilização.

É preciso entender também que de nada vale um investimento, se ele estiver sendo direcionado para a compra dos produtos errados.
A escolha da quantidade está bastante atrelada ao fluxo de venda, que varia de acordo com o público e, às vezes, com a época do ano.

Por isso, um bom gestor precisa estar sempre atento para saber qual o estoque máximo e mínimo de cada produto, além da validade e da necessidade de armazenamento de cada um.

Gerenciando o estoque da farmácia

Para que o resultado do seu controle de estoque seja positivo, é preciso que você adote bons métodos de gestão e controle das informações. Alguns softwares projetados especialmente para farmácias já realizam essa função e podem ser bem úteis para o seu planejamento de compra, venda e estoque.

Além desse cuidado, outro foco deve ser direcionado para os seus distribuidores. É fundamental que você avalie e compare o prazo de entrega com o da validade dos produtos, pois se a chegada atrasa, seus produtos terão que ser vendidos em menos tempo. E caso isso não aconteça, mais uma vez a sua farmácia sofrerá com o prejuízo.

Quando falamos em controle de produtos, também nos referimos aos demais itens comercializados dentro de uma farmácia e seus extras, como as embalagens, brindes, promoções, panfletos e outros.

O planejamento é um aspecto essencial para a sobrevivência da farmácia e que pode assegurar o seu destaque frente a concorrência, além de fidelizar clientes que terão a certeza de que encontrarão os produtos e remédios que precisam na sua farmácia.

Quanto mais interessado em melhorar a relação entre farmácia – cliente você estiver, mais formas você encontrará para tornar o dia a dia da farmácia melhor estruturado. Há também outras formas de investir no crescimento do seu negócio, através cartões fidelidade, envio de e-mail e, ainda, lembrar o seu cliente que o remédio de uso contínuo está dele está no fim e que na sua farmácia ele pode adquirir mais.

Inteligente, não é mesmo?
Busque novas alternativas, otimize o seu tempo e o de seus colaboradores. Fidelize seus clientes e tenha total controle de um dos setores mais importantes para a saúde da gestão da sua farmácia: o estoque.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *