Como ter um excelente controle de estoque na sua farmácia

Como a tecnologia pode te ajudar a gerenciar melhor as finanças da farmácia
27 de março de 2017
Guia da Farmácia: Comprar melhor, vender mais.
31 de março de 2017
Exibir Tudo

O estoque é o coração de uma farmácia e, fazer a correta gestão deste setor, fará com que a sua loja ou rede se mantenham saudáveis no mercado.

Assim como em qualquer outro segmento que necessita do armazenamento de produtos, a farmácia precisa ter um controle certeiro de estoque, pois este é um fator determinante para uma outra gestão: a financeira. O sucesso financeiro de uma farmácia depende muito de um estoque bem organizado.

É necessário que três perguntas sejam respondidas para medir a qualidade de um estoque:

  • Quanto comprar?
  • Por quanto tempo?
  • Quando comprar?

É errôneo demais imaginar que adquirir um estoque gigantesco de produtos é o melhor caminho, pois é justamente aí que as farmácias tendem a passar por verdadeiros desastres financeiros.

Há muitas marcas no mercado e um mesmo item ou princípio ativo é fabricado por diversas empresas, como o que acontece com os similares e genéricos.

Por isso, é imprescindível que você, como gestor ou gerente, conheça bem o público da farmácia. Quem são os seus clientes? Idosos? Que moram próximos ao estabelecimento? Há algum hospital nas proximidades? Consultórios? De que tipo?

Dessa forma, você conseguirá entender qual é o “produto-chefe” da sua farmácia e quem são as pessoas que irão consumi-lo.

Além disso, você também deve levar em conta a sazonalidade dos produtos, avaliando as condições climáticas, surtos, hábitos de prescrição dos médicos e, até mesmo, ao marketing da indústria farmacêutica.

Como medir a quantidade de produtos do estoque?

A partir de um controle manual ou feito a por um sistema específico, você poderá mediar através de relatórios, contagens e registros, quais foram os produtos mais consumidos nos últimos três meses (pelo menos).

O princípio para definir o volume de estoque de cada produto ou de toda a farmácia é a partir da VDM (Venda Média Diária) e, também, do reabastecimento por parte dos fornecedores. Depois e a partir disso, será possível definir qual o número de dias que a farmácia tem de “estoque de segurança”.

O “estoque de segurança” serve para limitar a quantidade mínima de cada produto ou de um grupo de produtos disponível no estoque. Ele serve apenas para cobrir e abastecer quando falta determinada marca/composição na sua farmácia.

Cálculo do Estoque de Segurança da farmácia

Comece com o número de dias que o fornecedor demora para lhe entregar os produtos. Ao multiplicar a VDM por essa quantidade de dias, você saberá qual é o estoque mínimo da sua farmácia.

Exemplo:

VMD = 1 unidade x 4 dias (número de dias que demora a reposição). Portanto, a farmácia tem que ter quatro unidades quando fizer o pedido de reposição.

Isso faz com que você solicite uma nova remessa de mercadorias para o fornecedor, sem que o seu estoque seja afetado.

Como medir o estoque máximo da farmácia?

O estoque máximo, como o nome já diz, é a capacidade máxima de armazenamento permitida para que a farmácia ou a rede esteja preparada e possa funcionar em determinado número de dias, respeitando os limites dos espaços físicos e financeiros.

Para fazer uma análise do estoque, você pode usar a VNSP (Verificação do Nível de Serviço Praticado) e, com ela, verificar produto por produto.

Se esse valor for superior a dez dias, é preciso rever o estoque máximo deste produto. Atualmente, a não ser que a frequência de abastecimento seja superior a uma semana, as farmácias não possuem estoques máximos de produtos acima de 15 dias de giro. Se isso acontecer, revise os cálculos e as compras.

Cálculo VNSP:
Estoque = (Estoque atual / Venda Média Diária) = dias

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *