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Guia da Farmácia: Comprar melhor, vender mais.

Toda empresa deseja vender mais. E ter uma folga no caixa para oferecer descontos e promoções é algo necessário, mas que também pode ser um desafio.

Para as farmácias essa realidade não é diferente, já que tentar “empurrar” remédios para o cliente pode causar vários problemas éticos e ser um verdadeiro obstáculo para os profissionais da área.

Mas é possível comprar melhor e vender mais. Saiba como:

Tenha controle de estoque e uma variedade maior de produtos à disposição

Quando um cliente vai até a sua loja e não encontra o remédio ou produto que necessita, significa que a farmácia perdeu uma ótima oportunidade de venda.

Além de não finalizar a compra, você ainda afasta um cliente que possivelmente voltaria para novas aquisições. E de pessoa em pessoa, os números de queda podem ser alarmantes.

É aí que a gestão de estoque, da qual já falamos no post anterior e que você pode ler AQUI, se faz tão fundamental.
Ao ter sempre estoque organizado e que atenda a demanda da sua farmácia, não há dúvidas de que a fidelização de cada cliente terá mais chances de sucesso.

Além disso, é importante que você se atente as mudanças de cada período para também adequar a exposição dos outros produtos de perfumaria, higiene, beleza e afins.

Procure ficar atento aos comentários de seus clientes. Caso falem sobre um produto ou marca que você não conhece, busque informações sobre o produto em si, o fabricante, a distribuidora e, se viável for, anexe aos que você já oferece.

Invista na comunicação da sua farmácia

Informar é o melhor caminho para que os clientes saibam o que a sua farmácia tem para oferecer. E essa oferta pode ser justamente uma promoção, um desconto relâmpago, a comercialização de um novo produto….
Seja qual for a ação, tente ser direto para atingir o seu público-alvo nas redes sociais, no anúncio do jornal e, principalmente, na comunicação verbal.

Procure fidelizar os seus clientes

Uma excelente forma de manter o fluxo de atendimento da sua farmácia é através da fidelização dos clientes. E esse processo pode ser mais barato e fácil do que você imagina.
Dê ao seu cliente motivos para voltar, e isso pode acontecer através de um bom atendimento, da ação de oferecer novos produtos, de atender a demanda do cliente (ter os produtos que ele procura) e, inclusive, interagindo fora da farmácia. Crediários e convênios são outros dois pontos importantíssimos e que os consumidores levam muito em conta na hora de escolher onde comprar e, principalmente, onde comprar novamente!

Controle a sua loja ou rede mesmo quando não estiver presente

Se você estiver que mostrar presença física para controlar alguns setores da farmácia, isso significa que o seu tempo está e ficará cada vez mais limitado, as inovações estão sendo deixadas para outra hora e, caso você necessite se afastar, as coisas tenderão a não funcionar.

É importante que você tenha uma equipe treinada e, também, um sistema que abrace as suas principais necessidades. Uma delas é poder saber, em tempo real, como anda o abastecimento/planejamento/controle de cada setor da(s) loja(s).

Uma opção são os sistemas com gerenciador remoto, que permitem o acesso a partir de computadores e tablets conectados à internet, sem a necessidade de um IP fixo.

Como, onde e quando comprar

O real investimento de um negócio está no preço que se paga e na quantidade de giro. Por isso, é fundamental que você saiba que está comprando bem, pagando preços justos e de fornecedores que cumprem prazos.

Essas ações mantém o seu grupo de produtos principais sempre abastecido, seu caixa não sofre com a oscilação e você ainda tem mais liberdade ao lidar com quem lhe fornece.
Você pode fazer isso de duas formas: a fácil e a difícil.

Difícil seria ter que deslocar um dos funcionários para perder horas ou dias nesta função, contratar um serviço terceirizado para tal ou, pior, ter que fazer cada análise manualmente.

A maneira fácil certamente é a de utilizar a tecnologia a favor da sua farmácia, com serviços automatizados e simples de utilizar, que te entregar relatórios, dados e informações de alta importância para que a sua negociação flua com excelência. E a sua economia de compra também.

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