Sistemas de fácil usabilidade para farmácias: Praticidade, objetividade e acessibilidade

Gerenciamento de compras em poucos cliques
20 de julho de 2017
Como os sistemas de automação podem melhorar o setor financeiro das farmácias
9 de agosto de 2017
Exibir Tudo

Sistemas de fácil usabilidade para farmácias: Praticidade, objetividade e acessibilidade

Toda farmácia precisa ter setores e responsabilidades divididas. Neste ínterim, os sistemas de automação de gestão contribuem para que o acesso as informações dêem embasamento necessário para que cada área possa tomar suas decisões e ser gerida da maneira mais produtiva e com clareza. O grande diferencial dos sistemas, é buscar aquele que permite ter a gestão em suas mãos, ou seja, tê-la digitalmente, em uma única tela.

 

É muito animador pensar que a tecnologia desenvolvida para softwares de gestão, pode proporcionar não apenas mais comodidade aos profissionais, mas, também, mais economia, segurança nas informações e possibilidade de crescimento às farmácias.

Portanto, para que tudo funcione como o esperado, todo e qualquer sistema precisa ser fácil de usar, funcional e prático, de modo que as pessoas de fato, o usem. E é neste contexto, que a palavra “usabilidade”, deve estar presente em todo qualquer produto, seja na sua idealização, concepção e distribuição.

 

Afinal, o que é usabilidade?

A usabilidade, é a característica que determina se o manuseio de um produto é fácil, rapidamente aprendido, dificilmente esquecido, se não provoca erros operacionais, se oferece alto grau de satisfação para seus usuários e se resolve eficientemente as tarefas para as quais ele foi projetado.

Além das características citadas acima, o sistema deve possuir uma interface que permita realizar tarefas simultaneamente, de modo que não haja interferência no foco central do trabalho a ser realizado, como é o caso de preenchimento de cadastros, notas, validação de relatórios e afins.

 

Quais são as vantagens de sistemas que possuem fácil usabilidade?

Sistemas de gestão que são vendidos na posição de “fácil usabilidade”, são aqueles que não exigem muitos cliques, e que não obriguem os usuários a abrir várias janelas, para chegar na área de comando desejada.

Além disso, sistemas de gestão, tem o potencial de facilitar o monitoramento do PDV, gerando agilidade, que permitirá aos colaboradores executar outras tarefas mais relevantes, que irão gerar maior produtividade, tendo em vista que a geração de relatórios, checagem de produtos, dentre outras rotinas, serão realizadas pelo próprio sistema.

 

Há, ainda, sistemas que oferecem diversos módulos, capazes de ajudar na gestão de estoque, finanças, lançamentos, fornecedores, cadastros de clientes entre outros recursos, que também são características dos sistemas de fácil usabilidade, provendo diferentes soluções em apenas um lugar.

É importante considerar, que ao optar pela escolha de um sistema de automação de gestão, é aconselhável uma avaliação e experimentação, antes da instalação, para que os usuários possam verificar qual grau de facilidade em trabalhar nas várias áreas oferecidas pelo software. Com isso, os recursos são otimizados, as necessidades de tempo de treinamento são reduzidas e os gestores possuirão as equipes alinhadas mais rapidamente, podendo direcionar seus esforços de maneira mais estratégica.

Um exemplo de tudo isso, é o HAND PHARMA, pensado justamente em proporcionar soluções e gerar valor aos nossos clientes. O HAND PHARMA possibilita a equipe de atendimento da farmácia, compreensão rápida do sistema, interação imediata, por contar com uma operação simples, que permite ao gestor, otimizar o tempo e aumentar a rentabilidade da farmácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *