Nova tabela NCM entra oficialmente em vigor no mês de Março

Farmácia: como construir os processos de gestão
27 de março de 2017
Exibir Tudo

Nova tabela NCM entra oficialmente em vigor no mês de Março

NCM é a abreviação de “Nomenclatura Comum do Mercosul”, um código que possui oito dígitos e identifica a natureza das mercadorias, afim de promover e melhorar o desenvolvimento do comércio internacional, além de ajudar na análise das estatísticas do comércio exterior.

No dia 15 de dezembro de 2016, O Diário Oficial da União (16/12/2016) publicou a Resolução Camex nº 125/16, que apresenta as novas inclusões e exclusões de códigos NCM, que entraram em vigência no dia 1° de Janeiro deste ano.

No entanto, como o prazo estava muito próximo, o período de adaptação dos comércios foi estendido. A tabela antiga poderá ser usada até o dia 31 de Março de 2017.

O que muda para as farmácias?  

Os 481 novos códigos da nova tabela NCM, começaram ser informados na Nota Fiscal já no mês de Fevereiro de 2017. A nova tabela também exclui 331 códigos antigos, mas que ainda continuam em vigência até dia 31 de Março.

ATENÇÃO! Após o dia 31 de março de 2017, as Notas Fiscais enviadas com códigos não atualizados serão rejeitadas pela regra de validação.

Isso significa que, se os códigos não forem atualizados no sistema da farmácia, automaticamente as Notas Fiscais serão rejeitadas, como se não tivessem sido enviadas pela empresa.

Ao não adotar a nova tabela da NCM, a farmácia corre o risco de ser acusada de não prestar contas sobre a mercadoria comercializada, gerando assim processos jurídicos e outros problemas legais e podem afetar o andamento do seu negócio.

Neste momento, você que gerencia uma farmácia ou rede e que precisa atualizar o seu sistema, pode contar com o software HAND Pharma, que funciona com o principal objetivo de gerenciar, organizar e programar diferentes setores de uma farmácia. Com a ferramenta é possível ter um controle maior dos produtos e, assim, manter a tabela NCM atualizada em seu sistema, tanto com relação ao estoque, quanto com a emissão da Nota Fiscal.

 

Clique AQUI e faça o download gratuito da nova tabela NCM

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *