Como os sistemas de automação podem melhorar o setor financeiro das farmácias

Sistemas de fácil usabilidade para farmácias: Praticidade, objetividade e acessibilidade
28 de julho de 2017
5 pontos para identificar antes de contratar um sistema de gestão para farmácias
23 de agosto de 2017
Exibir Tudo

Como os sistemas de automação podem melhorar o setor financeiro das farmácias

A atual desaceleração do mercado tem feito com que gestores de farmácias tenham como máxima o controle da economia dentro da empresa. E esse cuidado não é à toa. Dentro de um mercado cada vez mais concorrido, a preocupação está sempre voltada em manter a qualidade dos serviços prestados e a saúde financeira da empresa.

E, por isso, especialistas em economia indicam o corte de custos como uma das principais tarefas a serem exercidas pelos administradores. Mas, essa não é uma demanda que implica somente na demissão do corpo de funcionários. Um desfalque de equipe pode prejudicar consideravelmente a farmácia. A melhor saída, então, é otimizar e gerenciar com inteligência os custos que a empresa possui.

Eliminar gastos supérfluos, como o uso descontrolado do telefone e os gastos com energia elétrica são itens que precisam ser levados em consideração, mas há questões muito mais sérias que precisam ser trabalhadas. E esse é o caso do estoque.

 

Estoques mal gerenciados podem levar uma farmácia à falência em médio e longo prazo. Para solucionar o problema, utilizar um software é a recomendação para garantir que a demanda de compra e venda de produtos seja feita de forma certeira, priorizando o lucro nas vendas.

As funcionalidades disponíveis em sistemas especializados para farmácias, garantem que o gestor tenha controle total dos medicamentos mais comprados e, também, daqueles que não precisam ser repostos com muita frequência. Esse controle é imprescindível, pois, quando o cliente chega a um estabelecimento e não encontra o produto que precisa, logo recorre a outras farmácias que possam disponibilizar o medicamento.

 

Além disso, esses sistemas de automação também permitem que os empresários possam ter um maior poder de barganha, uma vez que é possível visualizar quais são os melhores fornecedores, mostrando o tempo de entrega e os preços mais baixos. Sendo assim, a farmácia passa a oferecer produtos com preços mais acessíveis aos clientes, além de criar um fluxo de vendas mais contínuo.

Contas pagas com atraso podem gerar juros altos e esse pode ser um problema para as finanças da empresa. Mas, com módulos de gestão específicos para este setor, o gestor pode identificar com antecedência quais são as contas a pagar e receber, tendo assim um controle mais adequado dos gastos mensais.

Outro ponto primordial da economia é a fidelização dos clientes. Como dissemos anteriormente, este é um nicho bastante concorrido e, ter clientes que escolhem primeiro a sua farmácia, é algo que também exige dedicação e ações fora do comum.

Softwares mais sofisticados tecnologicamente, permitem que o gestor crie um banco de dados com o telefone, e-mail e demanda de compra de cada cliente. Sendo assim, é possível manter uma comunicação frequente com eles, informando sobre novidades, promoções e, ainda, favorecendo aqueles clientes que utilizam medicamentos contínuos, avisando quando for a hora de adquirir mais do remédio.

Por fim, ter todas essas informações ao alcance das mãos é algo que permitirá ao gestor identificar quais são os pontos fracos e fortes da farmácia, favorecendo investimentos certeiros para que a farmácia possa expandir seus ganhos.

 

Os sistemas específicos dispõem de módulos capazes de apresentar, em relatórios e gráficos, quais foram as principais demandas da loja e, também, quais são os setores que precisam de mais atenção.

Sendo assim, investir em softwares de gestão pode ser a melhor solução para que a sua farmácia ganhe fôlego em momentos de instabilidade econômica e possa lucrar mais quando o cenário estiver favorável a novos investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *